HIPERTEXTO
e
INTERTEXTUALIDADE
Quero aqui compartilhar com vocês alguns contrapontos a respeito de hipertexto e intertextualidade
Intertextualidade: relação entre textos
A intertextualidade é algo que sempre me fascinou em minhas leituras. Essa capacidade que o cérebro tem de acessar áreas onde lembranças de outros textos, filmes, objetos materiais e imateriais estão guardados e, a partir daí , criar novos significados, reveste o leitor do poder de ser co-autor do texto lido no presente. É incrível também que este mesmo texto, lido em outro momento, se torna um novo texto porque já o leitor não é o mesmo. A intertextualidade, portanto, pode ser definida como o diálogo que se estabelece entre os textos. Referências, alusões, epígrafes, paráfrases, paródias ou pastiches são algumas das formas de intertextualidade, utilizadas pelos mais diversos escritores, facilmente detectadas na literatura.
Em alguns casos, a intertextualidade, inerente à linguagem, torna-se explícita ao se valerem do recurso da apropriação, colocando em xeque a própria noção de autoria. No texto abaixo, constrído apenas com recortes de outros, Augusto de Campos, apropria-se de variadas produções poéticas e musicais, construindo um de seus sonetos em estilo non-sense, apontando desde o título para a forma em que será vazado.
Soneterapia 2*
tamarindo de minha desventura
não me escutes nostálgico a cantar
me vi perdido numa selva escura
que o vento vai levando pelo ar
se tudo o mais renova isto é sem cura
não me é dado beijando te acordar
és a um tempo esplendor e sepultura
porque nenhuma delas sabe amar
somente o amor e em sua ausência o amor
guiado por um cego e uma criança
deixa cantar de novo o trovador
pois bem chegou minha hora de vingança
vem vem vem vem vem sentir o calor
que a brisa do Brasil beija e balança
Este é um exemplo de criação que faz repensar o próprio conceito de autoria, mas este é um papo para outro momento...
Pensar em intertextualidade, nos conduz, ao mesmo tempo, a pensar na capacidade de conectar novos pontos, que levam a outros pontos, bifurcados em novos caminhos, ou seja, o hipertexto.
Mas o que é isso? Segundo a wikipedia, hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agregam-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. Pedagogicamente, como utilizar a ferramenta do hipertexto para potencializar a aprendizagem do aluno?
Bem, qualquer um que já tenha navegado na Internet sabe o quanto é possível, de forma espontânea, que nos enveredemos pelos caminhos hipertextuais oferecidos inicialmente pela primeira página acessada.
Assim, atrevo-me a sugerir uma atividade em que a pesquisa e a produção textuais sejam impulsionadas, principalmente em aulas de literatura. Aguardem!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário