quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O USO DE GAMES NA EDUCAÇÃO














Não é segredo para ninguém que brincar é muito bom... Não importa a fase da vida, conservar a criança que há em cada um de nós renova as energias, reforça sentimentos, dá nova perspectiva e alegria de viver. Na educação não é diferente. Cada vez mais, os educadores estão percebendo a importância de usar a ludicidade como aliada, e não como inimiga, no processo de ensino-aprendizagem.

Em relação aos jogos eletrônicos, estudos têm sido feitos no sentido de comprovar o potencial desses games para desenvolver no aluno determinados raciocínios. O preconceito ainda é grande em relação aos jogos na escola. A associação da palavra jogo a algo nocivo é muito forte e ainda levará um tempo para que eles ganhem o espaço que merecem no setor educativo. Porém, segundo especialistas, projetos de jogos elaborados com forte base científica podem ajudar a superar barreiras e a conquistar, de vez, as salas de aula no Brasil.

Superar o preconceito e a resistência é o desafio para quem quer utilizar efetivamente os games com objetivo pedagógico. O prof. Carlos Seabra, coordenador editorial do Núcleo de Educação da TV Cultura, em entrevista ao Universo EAD (SENAC-SP) alerta que “Um professor que usar contínua, consequente e estruturalmente os games na educação terá sérias resistências da administração da escola, dos pais de alunos, de seus pares e até dos próprios educandos”.

Segundo ele, “O potencial educacional de um jogo é revelado por sua proposta de uso. Por exemplo, um game de aviação com pousos e decolagens, navegação por mapas e até mesmo combates, ambientado na Segunda Guerra Mundial, poderá ser usado por diversas disciplinas, como História, Geografia e Matemática” , mas é preciso sabedoria e persistência.

É um processo lento que exige uma abordagem científica como a realização de experiências específicas, com acompanhamento dos processos cognitivos envolvidos, interação entre os alunos e com o professor e dos impactos na aprendizagem, envolvendo avaliação de psicólogos e outros profissionais. Somente assim, segundo ele, o uso de games na educação deixará o gueto e ganhará possibilidades de uso continuado e estrutural na educação.


Quer conhecer um pouco sobre a produção de games?
clique aqui.

3 comentários:

I. Luiz Andrade disse...

Eneida,
Com a sua competência impecável, sem dúvida você abriu um novo espaço de informações e de experiências, um lugar pertinente para leituras e conhecimento.

História da Lingaua Portuguesa disse...

Olá Eneida. Muito interessante a discussão que você faz no blog. Vai me ajudar na pesquisa que estou desenvolvendo sobre a relação dos jovens com as novas mídias digitais.
Em breve darei mais notícias.

Eneida de Brito disse...

Oi, bom saber que esta discussão lhe será útil. Este é justamente um dos meus objetivos.
Obrigada por sua visita.